Um pouco sobre Blefaroplastia

A cirurgia plástica de Blefaroplastia tem como objetivo a retirada do excesso de pele das pálpebras, além de realizar a retirada de excesso de gordura nas palpebras inferiores, fazer o correto posicionamento das pálpebras e diminuir o seu aspecto cansado.
A Bleforoplastia pode ser realizada na pálpebra superior, inferior ou mesmo em ambas.
A cirurgia dura em torno de 1 hora e sem a necessidade de internação, os resultados da cirurgia podem ser vistos 15 dias depois, no entanto, o resultado definitivo só pode ser percebido após 3 meses.

 

Quando a Blefaroplatia é indicada?

O procedimento estético normalmente indicado após os 40 anos, com o aparecimento dos sinais de envelhecimento como consequência da perda da elasticidade da pele.
Função da Blefaroplastia:
Remover o excesso de gordura e/ou de pele acumulado nas pálpebras ou embaixo dos olhos;
Subir as sobrancelhas;
Subir as pálpebras.
Apesar de ser realizada com mais frequência em pessoas com sinais de envelhecimento, a blefaroplastia também pode ser realizada em pessoas mais jovens quando o problema está relacionado com fatores genéticos.

Como é realizado o procedimento?

A blefaroplastia sempre deve ser realizada por um cirurgião plástico ou pelo oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular, essa cirurgia estética dura em média 1 hora e normalmente é feita sob anestesia local.
O médico delimita o local em que será feita a cirurgia, que pode ser na pálpebra superior, inferior ou nas duas. Em seguida, faz cortes nas áreas delimitadas e retira o excesso de pele, gordura e músculo e costura a pele, sendo esse procedimento conhecido como blefaroplastia clássica. Depois, o médico aplica steri-strips sobre a sutura, que são pontos que se cola na pele e não causam dor. A cicatriz da blefaroplastia clássica é simples e fina, sendo facilmente escondida nas dobras da pele ou sob os cílios, não ficando visível.
Após o procedimento ser realizado, caso queira, o paciente pode ficar no hospital por algumas horas aguartdando o efeito da anestisia passar, sendo depois liberada para casa, porém com algumas recomendações médicas que precisam ser seguidas

Possíveis complicações

A blefaroplastia é uma cirurgia segura e associada a baixo risco de complicações, no entanto é comum que a pessoa fique com o rosto inchado, manchas roxas e pequenos hematomas, que geralmente desaparecem após 8 dias da cirurgia. Além disso, é possível que exista coceira intensa, inchaço da pálpebra e olho redondo, que acontece caso se retire pele em excesso da pálpebra inferior.O paciente pode notar uma visão um pouco turva e ter sensibilidade à luz nos 2 primeiros dias. Geralmente não há complicações graves nesse tipo de cirurgia e as cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis.

Como é o pós operatório?

É recomendado realizar fisioterapia dermato funcional para combater o inchaço e remover os hematomas, desde que indicado pelo médico.
A recuperação da cirurgia demora em média cerca de duas semanas e durante esse período é recomendado:
Colocar compressas frias sobre os olhos para reduzir o inchaço;
Dormir de barriga para cima com travesseiro sobre o pescoço e o tronco, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo;
Utilizar óculos de sol quando sair de casa para proteger da luz solar;
Não utilizar maquiagem nos olhos;
Passar sempre protetor solar para que as cicatrizes não fiquem mais escuras.
Estes cuidados devem ser mantidos até 15 dias após a cirurgia, mas a pessoa deve voltar ao médico para que seja feita uma consulta de revisão e os pontos sejam retirados.

 

AGENDE UMA AVALIAÇÃO EM NOSSO CONSULTÓRIO

Real Medical Center: Rua Real Grandeza, 108 – Sl. 106 Botafogo – RJ

21 2512-7507 / 99623-5385 / 96740-3740

romayiip@hotmail.com

consultorio@sergioromay.com.br