Cresce a busca por Turismo de Saúde no Brasil

O turismo de saúde deve movimentar mais de R$ 15 bilhões na economia do país pelos próximos cinco anos. Com isso, a expectativa é que o setor cresça 35% neste período. A projeção é da Associação Brasileira de Turismo de Saúde. Segundo a Abratus, 10% dos 14 milhões de viajantes que procuraram por cuidados médicos a cada ano escolhem o Brasil como destino.

No mundo, o setor injeta US$ 60 bilhões anualmente na economia global, com uma média de crescimento de 35% ao ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre os principais motivos apontados para o aquecimento desse mercado no território nacional, estão a alta do dólar e a excelência em determinadas especialidades. De acordo com o guia Patients Beyond Borders, a cirurgia plástica aparece no topo dos procedimentos mais procurados, seguido por tratamentos dentários, cardiovasculares, ortopédicos, oncológicos e reprodutivos. Quando comparado aos Estados Unidos, a poupança para quem opta por realizar intervenções médicas no país pode chegar a 30%.

Para o especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Romay, é preciso ter cautela com o excesso de intervenções.

Ainda segundo o médico, as redes sociais encurtaram as distâncias, uma vez que pacientes estrangeiras fazem o primeiro contato virtualmente.

Na opinião da pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Intervenção Social da PUC-Rio Bruna Madureira, a imposição de um padrão de beleza por parte da sociedade agrava a insatisfação das pessoas com o próprio corpo.

Para a Abratus, a ascensão do setor poderia ser melhor impulsionada se houvessem agências especializadas de fomento.

 

Fonte: http://bandnewsfmrio.com.br/editorias-detalhes/cresce-a-busca-por-turismo-de-saude-no-brasil